Cescontexto-Debates

Debates nº 24

Debates nº 24

CRETA - Caminhos, Ruas, Estradas, Trajetos e Atalhos

Descarregar
Data da Publicação
Julho de 2019
Resumo

Neste volume da Cescontexto publicam-se as comunicações apresentadas na iniciativa CRETA - Caminhos, Ruas, Estradas, Trajetos e Atalhos – que integrou a 21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Coordenada por Carlos Fortuna, a CRETA juntou sociólogos, arquitetos e antropólogos para cruzar visões próprias e criativas acerca dos usos das ruas, praças e lugares públicos das cidades.  A rua, e muito particularmente a coimbrã Rua da Sofia, teve destaque nas discussões e conversas ocorridas. Também o caminhar urbano ganhou tratamento enquanto metodologia e modo de "descobrir", decifrar e dar sentido às linguagens e usos dos espaços e trajetos urbanos contemporâneos.

Da Comissão Organizadora da CRETA fizeram parte Carlos Fortuna (CES-CCARQ e SOC-FEUC), Paulo Providência (CES-CCARQ e DARQ-FCTUC), Cláudia Pato de Carvalho (CES) e Carolina Anselmo (Doutoranda FEUC-CES).

A iniciativa fez parte das atividades do Programa de Doutoramento em Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas e contou com o apoio do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia e do Departamento de Arquitetura.