Curso de Formação Avançada

Direito(s), Trabalho e Arte(s): Contributos das artes para a transformação e emancipação social

27 de setembro a 3 de outubro de 2023

CES | Sofia - Colégio da Graça, Rua da Sofia, 136 | Coimbra (Portugal)

Notas biográficas dos/as formadores/as

Cláudia Pato de Carvalho | Investigadora no Centro de Estudos Sociais (UC), desenvolve projetos de investigação nas áreas da participação comunitária, mapeamento cultural, cocriação comunitária e intervenção urbana. Doutorada em Sociologia, com especialização em Sociologia da Cultura, Conhecimento e Comunicação, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Center for Reflective Community Practice, agora Community Innovators Lab (MIT, EUA). Coordena o projeto REDE ARTÉRIA, de investigação-ação, com a companhia de teatro O Teatrão que visa o desenvolvimento de uma rede de programação cultural e a criação de projetos de intervenção artística. Desenvolveu no contexto do serviço educativo do Teatrão uma rede europeia no campo da educação artística em contextos de exclusão social. É professora auxiliar convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Elisiane Santos | Procuradora do Trabalho. Doutoranda em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Mestra em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Coordenadora Nacional do Sub-GT Comunidades Periféricas da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho. Integrante do Grupo de Trabalho "Liberdades: consciência, crença e expressão" da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Integrante do Grupo de Trabalho "Segurança Alimentar e População em Situação de Rua" da Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público. Autora do livro "Crianças Invisíveis: trabalho infantil nas ruas e racismo no Brasil".

Fernanda Pereira Barbosa | Procuradora do Trabalho, atualmente exercendo a função de Membra-auxiliar do Procurador-Geral da República na Assessoria Jurídica Trabalhista. Mestrado em Direitos Humanos (LLM/Human Rights) pela Birkbeck – University of London. Especialista em Direito Aplicado ao Ministério Público do Trabalho pela Escola Superior do Ministério Público da União. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia.

José Manuel Pureza | Professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem sido docente convidado em várias universidades estrangeiras: Universidad Torcuato di Tella (Buenos Aires), Pablo de Olavide (Sevilha), PUC de São Paulo e PUC do Rio de Janeiro, Universidad del País Vasco. As suas prioridades de pesquisa incluem os Estudos para a Paz - designadamente as construções teóricas da paz e os estudos críticos sobre segurança - os direitos humanos e o direito internacional.

José Maçãs de Carvalho | Professor no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. Artista Plástico na área da fotografia e vídeo. Comissariou várias exposições, nomeadamente “My Own Private Pictures” no âmbito da LisboaPhoto. Foi nomeado para o prémio BESPhoto 2005 e para a “short-list” do prémio de fotografia Pictet Prix, na Suiça, em 2008. Realizou sete exposições individuais em torno da sua tese de doutoramento, arquivo e memória. Em 2015, publica o livro de fotografias, “Partir por todos os dias”. Já em 2016, participa no livro “Asprela”, fotografia sobre o campus universitário do Porto. É atualmente curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Paula Guerra | Professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Instituto de Sociologia da mesma universidade, onde coordena o grupo “Criação artística, práticas e políticas culturais”. É coordenadora da rede “Todas as Artes. Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes”. Integra a Interdisciplinary Network for the Study of Subcultures, Popular Music and Social Change e a Research Network Sociology of the Arts of the European Sociological Association. Coordena e participa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais no âmbito das culturas juvenis e da sociologia da arte e da cultura, entre as quais o KISMIF – Keep It Simple Make It Fast.

Tiago Cavalcanti | Procurador do Trabalho. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco com período de pesquisa no CES/UC, Portugal. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em direito material e processual do trabalho. Membro do coletivo Transforma MP e da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho. Expositor convidado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no bojo da cooperação Sul-Sul Brasil-Peru. Pesquisador sobre o fenômeno da escravidão contemporânea e autor de artigos e livros sobre o tema, incluindo-se Sub-humanos, publicado pela editora Boitempo. Artista plástico contemporâneo, utiliza tinta acrílica e spray sobre tela. Suas principais composições objetivam suscitar reflexões sobre temas como trabalho, raça, classe e gênero.