CIÊNCIA VIVA INTERNSHIP 2018

Discovering the Spaces of Ciência Viva

June 25 to 29, 2018

Room 8, CES | Alta

Resumo

No. of Students: 6     
School Years: 10th/11th
Area: Sociologia
Date: 25-06-2018 to 29-06-2018 | Schedule: Morning + Afternoon

[APPLICATIONS AQUI

Coordinator: Maria José Carvalho
Team: Acácio Machado and Inês LIma


Descrição:
O estágio centra-se na tomada de consciência da variedade dos espaços de memória da ciência onde a diversidade do conhecimento é partilhada através das coleções e dos programas.

A Universidade de Coimbra, criada a 1 de março de 1290, Património Mundial da Humanidade, é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Da sua história faz também parte o percurso das bibliotecas académicas e de outros espaços de partilha de conhecimento tais como Centros Ciência Viva, Centros de Investigação, etc.

Segundo a página online da biblioteca da Universidade de Coimbra, “data de 12 de Fevereiro de 1513 o primeiro documento, até hoje conhecido, que certifica a existência da Casa da Livraria da Universidade. Assim se chamava então à biblioteca. […] Nos nossos dias [2018] reparte-se por dois edifícios: a Biblioteca Joanina (terminada em 1728) e a Biblioteca Geral, que entrou em funcionamento em 1962.” Muitos foram os outros espaços de coleções específicas que a seguiram, quer ao nível das diversas faculdades, quer ao nível dos centros de investigação.

Assim sendo, é nossa proposta inspirar os/as participantes a usarem diferentes olhares sobre estes espaços onde se foram/vão criando coleções que permitem a promoção e partilha do conhecimento nas diversas áreas. Propomos uma abordagem dinâmica através de visitas guiadas e orientadas para as temáticas da Ciência Viva.

Tomando a Biblioteca Norte|Sul (CES) como ponto de partida, consideram-se os seguintes objetivos gerais:
a) Desenvolvimento do conhecimento da diversidade de espaços de partilha do conhecimento científico: bibliotecas, museus, exploratórios…
b) Tomada de consciência da importância das coleções e da organização das mesmas nesses diversos espaços.
c) Aquisição de competências ao nível das pesquisas em motores de busca, catálogos e bases de dados para desenvolvimento do conhecimento e da produção científica.
d) Projeto final: “Biblioteca para que te quero”: inspirar a criação de um projeto através do imaginário dos participantes sobre a conceção, organização de um espaço biblioteconómico adaptado às necessidades dos/as jovens pesquisadores/as.

O estágio inclui atividades dirigidas a alunos/as de qualquer área de estudos, integrando debates e realização de trabalho em grupo, sessões de campo e a realização de visitas a uma variedade de espaços de partilha científica, tais como:

Centros de investigação da ciência, especificamente o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

Bibliotecas e fundos antigos (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)

Biblioteca Joanina

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra: Seleção Sub30

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra


Notes: Internship includes lunch and accommodation for candidates who live outside Coimbra.

1st day of internship
Meeting point: Centre for Social Studies - Alta (Largo D. Dinis)    Time: 10:00
Contact: Maria José Carvalho (967538684). Antonieta Reis Leite (933287806)