Seminário intercalar do projeto HOU$ING

Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas

14 de setembro de 2022, 10h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Notas biográficas

Ana Cordeiro Santos – Investigadora do Centro de Estudos Sociais, doutorada em Economia e Filosofia pela Universidade Erasmus de Roterdão, Holanda, tem-se dedicado ao estudo do capitalismo financeiro semiperiférico, da financeirização do Estado e da habitação em Portugal.

Ana Drago – faz investigação no Observatório sobre Crises e Alternativas do CES. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e doutorada em Estudos Urbanos pelo ISCTE-IUL/FCSH-UNL. Tem publicado trabalhos em colectâneas portuguesas e revistas internacionais sobre a relação entre politização e processo urbano, políticas de habitação e efeitos da financeirização da cidade em Portugal após a grande crise financeira de 2008.

Daniela Sofia Neto - Investigadora Júnior no Centro de Estudos Sociais. É licenciada e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde se encontra a frequentar o Doutoramento em Sociologia.

Fernanda Jesus – Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela FPCEUC, doutoranda em Psicologia Social na mesma instituição. Interesses de investigação na área da tomada de decisão, endividamento, cidadania e inovação no setor público.

Joaquim Pires Valentim – É professor associado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Coimbra, fez também o Doutoramento Europeu em Representações Sociais e Comunicação (Universidade de Roma ‘La Sapienza, Universidade de Helsínquia e ISCTE). As suas principais áreas de pesquisa são: representações sociais, psicologia política, relações entre grupos e diversidade cultural.

Lina Coelho - Professora auxiliar na FEUC e investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES). Doutorada em Economia. Nos últimos anos tem focado a sua investigação em temas relacionados com a divisão sexual do trabalho pago e do trabalho não pago e com os efeitos das crises económicas nas desigualdades de género.

Raquel Ribeiro - Investigadora do Centro de Estudos Sociais, doutorada em Psicologia pela FPCEUP, tem-se dedicado ao estudo do modo como as representações sociais orientam os comportamentos individuais e as relações grupais e às questões da (des)igualdade e justiça social dos processos económicos.

Rita Campos - Investigadora do Centro de Estudos Sociais e co-coordenadora do Ciclo de Metodologias Roda de Saberes. Doutorada em Biologia pela Universidade do Porto. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na produção e avaliação de ferramentas de comunicação de ciência, aprendizagem ativa e envolvimento do público com e na ciência (ciência cidadã).

Rita Silva é licenciada em Desenvolvimento Comunitário e mestre em Estudos de Desenvolvimento. Atualmente é estudante de doutoramento em Economia Política, centrando-se na emergência de investidores institucionais na habitação. É ativista pelo direito à habitação e à cidade.

Sheila Holz – Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Tem graduação em direito, mestrado em planeamento urbano e doutoramento em Democracia no Séc. XXI. Os principais interesses são investigação são experiências de democracia participativa e deliberativa voltadas para as políticas públicas nas áreas de ambiente, energia e habitação.

Tiago Castela é historiador da arquitectura e do urbanismo, e arquitecto. Doutorou-se em Arquitectura na Universidade da Califórnia, Berkeley nos EUA. Investigador do Centro de Estudos Sociais e professor auxiliar convidado no Departamento de Arquitectura, faz investigação sobre periferias espaciais, com enfoque em Portugal e no sul de África no final do período colonial, e sobre política da habitação.