REMEMBER <br>Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)

REMEMBER
Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)

Período
1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024
Duração
36 meses
Resumo

Em anos recentes o envelhecimento tem constituído uma área prioritária nas agendas governamentais e de investigação. Considerando a intersecção entre Estudos de Género/LGBTQ e Estudos sobre Idade, Envelhecimento e Percurso de Vida, e aliando memórias passadas e a gestão diária da vida íntima no presente, o REMEMBER estuda sociologicamente o processo de envelhecimento enquanto pessoa lésbica, gay, bissexual, transgénero ou queer (LGBTQ) em Portugal. Aspetos pertinentes que informam a análise desses impactos incluem o valor sociocultural atribuído à velhice na sociedade portuguesa, a relação entre envelhecimento e sexualidade, e a ausência ou limitações de políticas e militância adequadas a pessoas idosas LGBTQ.
Objetivo: com ênfase no cuidado, bem-estar e saúde mental, o projeto REMEMBER visa analisar o presente e a gestão quotidiana da vida íntima de quem cresceu num tempo em que a diversidade sexual e de género era proibida (até 1982) e/ou associada a doença (anos 1980-1990).
Método e amostra: 15 entrevistas em profundidade, inspiradas pelo Método Interpretativo Narrativo Biográfico (BNIM) a participantes LGBTQ que nasceram antes de 1960; 10 entrevistas realizadas no âmbito do projeto CILIA Vidas LGBTQI+.
 

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), ref.ª: PTDC/SOC-ASO/4911/2021.

Resultados

Análise e resultados esperados: centrada na narrativa individual e coletiva, tendo em conta 3 momentos de transição biográfica: Eixo 1 – marginalização (até à descriminalização em 1982); Eixo 2 – estigma (anos 1980 e 1990, crise da SIDA); Eixo 3 – cidadania invisível (envelhecer enquanto pessoa LGBTQ após 2000). A análise procura identificar aquilo que designamos por “narrativas de encontro”, ou seja, uma narrativa integrada baseada em memória individuais que contribuem para uma comunidade coletiva, ainda que dispersa e invisível. As suas memórias incorporadas e as dificuldades experienciadas nos dias de hoje irão contribuir para novas investigações e recomendações no âmbito das políticas sociais sobre sexualidade e envelhecimento. O projeto REMEMBER revela a importância de articular direitos formais e biografias íntimas de envelhecimento, instando académicas/os, profissionais e o Estado a enfrentar esta forma de vulnerabilidade que pode ser já observada. Estão previstos cinco Knowledge Exchange Workshops, um Guia para Prestadoras/es de Cuidados de Pessoas Idosas, uma Escola de Verão de Formação Avançada, artigos e um número temático em revista científica, dez sessões em escolas secundárias e a criação de um arquivo, entre outros resultados.

Palavras-Chave
envelhecimento lgbtq, memória, bnim, cuidado, bem-estar e saúde mental, Portugal
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia