Curso de Formação a Distância

Investigação-Ação Pedagógica | Laboratório Virtual de Reflexão e Ação entre escolas e universidades para a Formação Docente em Portugal e no Brasil

27 de maio de 2020, 14h00-18h30 (GMT +01:00)

Equipa de facilitação

Rita Campos (CES-UC) é licenciada e doutorada em Biologia pela Universidade do Porto. Actualmente é investigadora em Comunicação e Educação Não-Formal de Ciência no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Os seus principais interesses de investigação centram-se na participação e envolvimento dos públicos com a ciência, particularmente nas questões sobre a crise da biodiversidade e a relação entre biodiversidade e saúde, e na educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Tem experiência no desenvolvimento de actividades educacionais relacionadas com a aprendizagem activa, baseada em pesquisa (inquiry-based learning) e centrada no/a aluno/a, bem como diferentes estratégias e ferramentas para apoiar uma aprendizagem cooperativa e colaborativa

Maria Jorge Ferro (FPCEUC) é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação com doutoramento em Psicologia pela Universidade de Coimbra (UC), trabalha com Ciências Sociais e Psicologia explorando a relação teoria e prática nos seus trabalhos de pesquisa e docência. Foi professora de Psicologia Educacional na Faculdade de Letras da UC para a formação inicial de professores/as de todos os cursos ministrados nessa Faculdade, colaborou em cursos de formação continua de professores/as e foi consultora de um Centro de Formação de Professores em Coimbra. Na sua dissertação de Mestrado (2001) abordou as questões ligadas às Concepções Implícitas de Ensino e Aprendizagem de futuros/as Professores/as.

José Miguel Sacramento (ESEC-IPC) é professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Licenciado e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, com Curso do Magistério Primário de Coimbra. Trabalha desde 1998 com Formação de Professores, Gestão de Instituições Educacionais e Educação de Adultos.

Sueli Lima (UERJ-FFP) é doutora em Educação pela Universidade do Estado de São Paulo, professora na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, investiga a formação de professores e as condições de trabalho conjunto entre escolas e universidades públicas através de metodologias participativas. Atualmente realiza pesquisa de Pós Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o trabalho intitulado “A cidade como lócus da formação docente: escola e universidade pública tecendo redes cidadãs”.

Virgílio Rato (ESEC-IPC) tem o curso do Magistério Primário obtido em 1988, licenciado em Ciências da Educação em 1997, mestre em Ciências da Educação em 2004, ambos pela universidade de Coimbra. Tem o título de especialista na área da Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação, obtido em 2016. É professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Os seus interesses como investigador situam-se nas ciências da educação; práticas pedagógicas; formação de professores e supervisão.

Raquel Maricato (JISASUC) é educadora de infância no Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. Detém uma Formação Especializada em Educação Especial, domínio cognitivo e motor e um mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Formação Pessoal e Social. A sua investigação centrou-se no âmbito da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade. Tem vindo a colaborar em projetos de investigação na área das ciências com o Centro de Ecologia Funcional e com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Joana Baptista (JISASUC) é educadora de infância no Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. Tem formação especializada em Investigação em Didática. Encontra-se a desenvolver o seu mestrado em Motricidade e Jogo na Infância. Tem vindo colaborar em projetos de investigação na área das ciências com o Centro da Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.