Curso de Formação a Distância

Investigação-Ação Pedagógica | Laboratório Virtual de Reflexão e Ação entre escolas e universidades para a Formação Docente em Portugal e no Brasil

27 de maio de 2020, 14h00-18h30 (GMT +01:00)

A formação tem como objectivo a instauração de um espaço de trabalho colectivo que denominamos de Laboratório Virtual de Reflexões e Práticas entre universidades e escolas. Investe na práxis do grupo, nas suas perspectivas investigativas, para, a partir delas, negociar caminhos conjuntos. Espera-se que a partir deste trabalho possamos avançar na direção de uma metamorfose das relações escolas/universidades; teorias/práticas; estudantes/professores e resultar novas colaborações, projetos, publicações entre educadores/as e professores/as brasileiros/as e portugueses/as interessados/as no tema das parcerias entre escolas e universidades.

27 de maio de 2020

NOTA: as horas indicadas referem-se ao fuso horário de Portugal (GMT+1); para participar no encontro virtual a partir do Brasil, tenha atenção à diferença horária

14h – 14h30: Apresentação dos objectivos, metodologia e plano de acção do encontro.
14h30 – 15h30: Partilha de experiências, reflexões e práticas de investigação-acção pedagógica.
15h30 – 16h: Pausa.
16h – 17h30: Roda de conversa debate a partir das partilhas e do artigo da bibliografia fundamental (Nóvoa, 2017; uma cópia será previamente enviada a todos/as os/as participantes).
17h30 – 18h30: Apresentação dos resumos das conversas e organização do trabalho autónomo.

28 de maio a 9 de junho de 2020
10h de trabalho autónomo