Curso de Formação a Distância

Investigação-Ação Pedagógica | Laboratório Virtual de Reflexão e Ação entre escolas e universidades para a Formação Docente em Portugal e no Brasil

27 de maio de 2020, 14h00-18h30 (GMT +01:00)

Resumo e Metodologia adoptada

Seria possível desenvolvermos modelos de formação de professores através de redes colaborativas entre escolas e universidades?
A revisão das condições epistémicas nas quais se apoiam as práticas de formação de professores tem relações directas com as interacções entre escolas e universidades, o que implica uma necessidade de reavaliarmos estas condições. Parte-se da ideia de que a dimensão coletiva da prática docente se realiza através da colaboração. Ou seja, a complexidade do trabalho pedagógico exige que se desenvolvam equipas pedagógicas com competências coletivas, em vez de equipas que se constituem através de competências individuais. Trata-se de se investir em equipas que se possam enriquecer mutuamente para enfrentar os desafios comuns. Nessa perspectiva teórica, a condição coletiva e colaborativa da prática docente exige investimento da universidade na formação articulada com a escola e vice-versa. Amplia-se, assim, a capacidade de comunicação entre instituições, conquistando espaços de trabalhos que possam pôr em comunicação a Educação Superior e a restante comunidade educativa, em trabalhos de mãos dupla. Através da criação de espaços de pesquisa e formação conjuntos entre escolas e universidade teremos oportunidade de avançar face aos desafios de investigar as epistemologias da formação docente na perspectiva colaborativa.

Nesta perspectiva teórica, investigar no campo da educação é actuar sob uma concepção metodológica que supera a concepção dualística que pensa o objeto separado do sujeito. Essa concepção não corresponde a uma concepção subjetiva, mas sim a uma outra racionalidade para a investigação em educação. Compreende-se que a investigação em educação tem uma perspectiva eminentemente pedagógica, pois estuda as práticas educacionais através da participação dos próprios sujeitos, agindo também no campo da formação das pessoas envolvidas, transformando-as. Essa opção pressupõe a integração dialética entre a pessoa e sua existência, entre factos e valores, entre pensamento e acção e entre quem investiga e quem é investigado.

Diante destes desafios, este curso de formação avançada propõe a criação de um Laboratório Virtual de Reflexão e Acção, desenvolvido em 3 etapas:
1) Realização de um encontro virtual;
2) Trabalho autónomo para sistematização do trabalho realizado no encontro virtual e redacção de um texto colectivo;
3) Publicação do trabalho em revistas científicas e comunicações em eventos académicos.

O Laboratório Virtual constitui-se como um espaço de reflexão e acção desenvolvido através de metodologias colaborativas entre estudantes e professores de escolas e universidades, que poderá assumir distintos formatos. Pretende-se investigar práticas, promover revisões críticas, formular de estratégias emancipadoras, ocupar espaços públicos e academicos e, através desse exercicio de ação coletiva crítica, investir numa revisão de nossas trajetórias profissionais.

Público-Alvo: Professores/as, educadores/as e demais profissionais do pré-escolar, ensino básico e ensino secundário (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), estudantes de cursos de formação de professores/as e investigadores/as com interesse nas áreas da educação, didáctica e pesquisa-acção pedagógica actuando em Portugal e no Brasil.

Duração: 14h30 (4h30 min de trabalho presencial, no encontro virtual, e 10h de trabalho autónomo)

Todos/as os/as participantes receberão uma cópia do texto que será trabalhado na oficina até ao dia 23 de maio. Será emitido um certificado de participação digital a todos/as os/as participantes.

Bibliografia fundamental
NOVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. In Cadernos de Pesquisa. São Paulo,v.47 n.166 p.1106-1133, 2017. https://doi.org/10.1590/198053144843.

Bibliografia consultada/outra bibliografia recomendada
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da partilha através da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2003.
FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Maria Amélia; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANCO, Maria Amélia S. Pesquisa Ação-pedagógica: práticas de empoderamento e participação. In Revista de Educação Temática. Campinas, v.18. n. 2, 2016, (p. 511-513)
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
NÓVOA, António. Nada substitui um bom professor: proposta para uma revolução no campo da formação do professor. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo, Ed UNESP, 2011.

Coordenação: Rita Campos (CES-UC) e Sueli Lima (UERJ-FFP)