Susana Costa

Susana Costa é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. Licenciada em Sociologia pela FEUC em 1996, Mestre em 2001 e Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Atualmente desenvolve a investigação "Entendimentos socioculturais sobre a tecnologia de ADN na cena do crime" Docente no Mestrado de Criminologia do ISMAI nas disciplinas de Desvio, Crime, Controlo, Mudança Social, Orientação da Dissertação e Tópicos Avançados de Criminologia. Os seus interesses de investigação têm-se focado nos últimos anos nas relações entre a ciência e o direito e o uso do DNA no auxílio à justiça. As suas investigações centram-se nos estudos sociais da ciência, sociologia da ciência, sociologia do direito. Autora de dois livros: Costa, Susana "A Justiça em Laboratório", Almedina, 2003; Costa, Susana, "Filhos da (sua) mãe", Almedina (2012); e co-autora de outros, destacando-se, Costa, Susana e Helena Machado, "A ciência na luta contra o crime", Humus e de vários artigos em revistas científicas. Dos artigos mais recentes destacam-se: Costa, Susana e Filipe Santos. "The social life of forensic evidence and the epistemic sub-cultures in an inquisitorial justice system: analysis of Saltão case" , Science and Justice Volume 59, Issue 5, September 2019, Pages 471-479 Costa, Susana, (2017). " Visibilities, invisibilities and twilight zones at the crime scene in Portugal", New Genetics and Society, vol. 36, issue 4, 375-399, https://doi.org/10.1080/14636778.2017.1394835

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Costa, Susana; Santos, Filipe (2019), "The social life of forensic evidence and the epistemic sub-cultures in an inquisitorial justice system: Analysis of Saltão case", Science & Justice, 59, 5, 471-479

Artigo em Revista Científica

Costa, Susana (2017), "Visibilities, invisibilities and twilight zones at the crime scene in Portugal", New Genetics and Society, 36, 4, 375-399

Capítulo em Livro

Costa, Susana (2017), O aparato forense e os entendimentos socioculturais na investigação criminal em Portugal, in Helena Machado (org.) (org.), Genética e Cidadania. Porto: Afrontamento, pp. 87-109