CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Âmbito
A relação entre investigação e acção tem marcado a prática de trabalho do CES desde o seu início, distinguindo-se este centro por uma forte componente de investigação participativa e colaborativa – investigação sobre, na e com a sociedade. Este diálogo crítico e reflexivo tem promovido e mantido diversas ligações internamente, entre as/os suas/seus investigadoras/es, e com pessoas, comunidades e organizações externas. É a partir desta dinâmica de investigação interdisciplinar e comprometida com a sociedade que se tem vindo a desenvolver um novo campo de trabalho especificamente dedicado à promoção desta forma de produzir conhecimento. O conceito de ciência social cidadã envolvida surge neste contexto, procurando juntar duas áreas de trabalho: a ciência social cidadã e a ecologia de saberes. Este conceito surge da reflexão sobre a matriz do trabalho realizado no CES, apoiando-se nos conceitos de Ecologia de Saberes e de Ciência Social Cidadã (1).

O Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação - CC.Edu - constitui-se para criar um espaço de trabalho que consolide o conhecimento já existente sobre o desenvolvimento de projectos de ciência social cidadã e possibilitar a sua expansão para uma dimensão mais envolvida, em estreita ligação com as comunidades educativas. Desta forma, o CC.Edu agregará pessoas interessadas no estudo e aplicações do conceito de ciência social cidadã envolvida na educação.

Ao possibilitar o encontro entre diferentes conhecimentos e experiências, o CC.Edu propõe-se consolidar a produção de conhecimento relacionado com a ciência cidadã nas áreas das Ciências Sociais, Humanidades e Artes em contextos educativos, incluindo reflexões teóricas sobre os seus impactos nos diferentes agentes envolvidos e nos processos educativos.

Áreas de actuação
Este Grupo de Trabalho pretende desenvolver um espaço regular de reflexão conjunta e partilha de experiências sobre a ligação e articulação entre investigação nas áreas das ciências sociais, humanidades e artes e diferentes contextos educativos, favorecendo a criação de comunidades educativas que reúnam investigadores/as, professores/as, alunos/as e demais agentes envolvidos nos contextos educativos.

Todas as actividades do CC.Edu serão desenvolvidas no CES, de forma transversal, procurando manter parcerias com as Linhas Temáticas, o Observatório das Políticas de Educação e Formação, os programas de extensão Ciência Viva no CES e CES vai à Escola, bem como com projectos de investigação em curso. Procurar-se-á igualmente trabalhar sempre em estreita colaboração com as instituições escolares parceiras e com outras pessoas ou instituições com interesse e trabalho nos temas relevantes para este grupo de trabalho.

(1) Mais informação sobre o conceito e a reflexão pode ser encontrada aqui: https://jcom.sissa.it/archive/20/06/JCOM_2006_2021_A06