CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Resumo das atividades do Grupo

Ciclo de Oficinas "Construir Comunidades Educativas": ciclo trimensal de oficinas dinamizadas por membros da equipa do CC.Edu e convidados/as com trabalho reconhecido nas áreas de actuação do grupo, incluindo investigadores/as, professores/as na formação docente ou professores/as do ensino básico e secundário. Mais informações AQUI.

Seminários internacionais: conversas sobre temáticas relacionadas com abordagens educativas participativas e colaborativas em diferentes contextos, dinamizadas por convidados/as de proveniências geográficas diversas, para partilha de experiências transnacionais e criação de uma rede de colaboração entre membros do CC.Edu e investigadoras/es e professoras/es de outras instituições.

Projecto – Ciência Cidadã nas Escolas: implementação e análise de estratégias de investigação colaborativa e interdisciplinar entre investigadores/as, alunos/as e professores/as sobre temas da sociedade actual e do interesse directo das partes envolvidas. Este projecto tem enquadramento no Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro e é coordenado pelo Grupo de Trabalho CC.Edu.

Acções de Formação de Curta Duração: organização de acções de formação dirigidas a professores/as no activo e na formação com o objectivo de partilhar a investigação desenvolvida no CES e debater formas de a integrar nos currículos escolares usando estratégias participativas e colaborativas (ciência cidadã).

Participação em encontros científicos: apresentação das actividades desenvolvidas no âmbito do CC.Edu em encontros científicos, para ampliar o debate e a reflexão sobre educação e a utilização de estratégias de investigação colaborativa e interdisciplinar em diferentes contextos educativos, com diferentes audiências.

Publicações: publicação dos resultados e reflexões resultantes das actividades desenvolvidas no âmbito do CC.Edu em diferentes meios (revistas científicas, revistas de divulgação, entre outros).

Reuniões internas: reuniões de trabalho internas, para investigadores/as da equipa do CC.Edu, para contribuir para um melhor inter-conhecimento entre colegas e a investigação que conduzem. Estas reuniões serão também dedicadas à organização e implementação das actividades previstas.