CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Ciência Cidadã nas Escolas

Dezembro de 2021

As bases para a colaboração entre o CES e o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Escola Secundária Jaime Cortesão, foram lançadas numa reunião entre a equipa CES -Cláudia Carvalho, Rita Campos e Vasco Martins- e a professora Fátima Rebelo. Acordou-se que o projecto Ciência Cidadã nas Escola iria testar o conceito de ciência social cidadã envolvida com uma turma do 11º ano da área das Humanidades durante alguns tempos lectivos da disciplina de História.

A primeira sessão presencial decorrerá no início do 2º semestre, em Janeiro de 2022. Até lá, as alunas e os alunos são desafiados a pensar criticamente em assuntos que lhes interessem, tentando que de alguma forma se relacionem com os conteúdos curriculares. Depois, colectivamente, trabalharemos sobre os temas que surgirem, reflectindo e colocando questões que servirão de ponto de partida para o desenvolvimento de curtos projectos de investigação.