Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas

HOU$ING na NEI 2023

29 de setembro, Rua Ferreira Borges em Coimbra

O projeto HOU$ING junta-se a outros projetos do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para marcar presença na Noite Europeia dos Investigadores de 2023 (NEI 2023).

Com a atividade “Lar (agri)doce Lar: a habitação em Portugal” pretende-se despertar nos/as participantes uma reflexão crítica sobre as desigualdades no acesso à habitação e nas condições habitacionais em Portugal e a necessidade de desenvolver um olhar atento ao cuidado ao "outro" e ao planeta, implicado na co-construção de uma sociedade justa, inclusiva e igualitária.

A actividade contempla propostas adequadas a diferentes faixas etárias, procurando um maior envolvimento das pessoas nos debates sobre habitação.

A NEI 2023 é um evento que decorre em simultâneo em várias cidades da Europa. A NEI Coimbra faz parte de um Consórcio Nacional constituído pela Universidade de Coimbra (UC), Lisboa, Évora e Minho e tem como tema “Ciência para o Todos: Sustentabilidade e Inclusão”.
Tal como em anos anteriores, o Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC), como representante da UC, e em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), organiza o programa “Rota da Ciência” que contempla 85 pontos com investigadores/as, associados/as a um parceiro comercial/lojista e distribuídos entre o Largo da Portagem e Praça 8 de Maio, incluindo a Praça do Comércio.

A equipa do HOU$ING estará na Rua Ferreira Borges, em frente à loja Captain Porto, a partir das 17h.