Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas

Notícias

O debate sobre a habitação em Portugal saiu à rua

O agudizar da crise da habitação em Portugal e da crise climática global motivou a convergência entre plataformas ligadas à habitação e à justiça climática. De norte a sul do país, em cerca de 20 cidades, milhares de pessoas saíram à rua no passado sábado, dia 30 de Setembro, para se manifestarem pelo direito a uma casa digna e a um planeta habitável.


No dia anterior, 29 de Setembro, o projecto HOU$ING - Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas também levou o debate sobre a habitação em Portugal para a rua. Participando na Noite Europeia dos Investigadores de Coimbra, três investigadoras do projecto estiveram das 17h às 00h a dinamizar quatro actividades que tinham como objectivo convidar as pessoas a reflectir sobre a sua casa e sobre a habitação em Portugal.

As actividades foram pensadas para serem facilmente adaptadas a um público diversificado, incluindo crianças mais pequenas, o que permitiu ampliar a discussão sobre habitação e representações sociais. Várias dezenas de pessoas tiveram, assim, oportunidade de conhecer melhor o HOU$ING, ficar a par de alguns resultados obtidos no decorrer da investigação e oferecer novas perspectivas para o estudo desta temática.

 

O envolvimento do público em geral nesta discussão tem sido uma prioridade no HOU$ING, e a participação em eventos desta natureza ajudam o projecto a cumprir esse objectivo. Outras formas de participar nesta discussão são os fóruns virtuais promovidos pelo projecto, destacando-se o inquérito de opinião que pode ser preenchido AQUI