CREATOUR <br>Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais

CREATOUR

1 de novembro de 2016 a 30 de junho de 2020
Resumo

CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais / criativas e outras partes interessadas localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Este projeto é coordenado pelo CES, terá e tendo como parceiros o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL, Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL e o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho.

O objetivo geral do CREATOUR é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas. CREATOUR entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.

O projeto integra abordagens teóricas e metodológicas de desenvolvimento cultural e setor criativo, turismo e desenvolvimento regional e está estruturado de acordo com as dimensões-chave para a valorização do sector criativo: 1) construir conhecimento e capacidade, 2) apoiar o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao lugar, e 3) reforçar a formação de redes e clusters. Neste contexto, o CREATOUR visa produzir recomendações de política, dando especial atenção à interacção em cluster e à colaboração em rede como opções fundamentais para o desenvolvimento continuado.

Este trabalho é financiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), pelos Programas Operacionais Regionais de Lisboa e do Algarve, e por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto CREATOUR, projeto n.º 016437.

Financiamento total: 1.846.169,77€

Financiamento FEDER: 1.333.925,80€
Financiamento nacional, OE: 512.243,97€

Programa Operacional Competitividade e Internacionalização: 1.274.948,37€
Programa Operacional Regional de Lisboa: 353.910,17€
Programa Operacional Regional do Algarve: 217.311,23€

Resultados

O projecto CREATOUR vai permitir: promover o conhecimento dos sectores criativo / cultural e turístico nas pequenas cidades e zonas rurais de Portugal; catalisar o desenvolvimento de uma rede de 40 ofertas de turismo criativo; conceber o desenvolvimento profissional e eventos de co-aprendizagem através de IdeaLabs regionais e nacionais; avaliar o desenvolvimento, recepção e impactos dos projetos pilotos de turismo criativo; organizar três conferências internacionais anuais; e desenvolver cursos de formação avançada e uma série de publicações direcionadas a investigadores, profissionais e agentes envolvidos na formulação de políticas.

Parceiros

CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

CIEO -Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Universidade do Algarve

DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território