PhD Thesis proposal

INTERMEDIA - O papel dos intermediários culturais nas dinâmicas de regeneração urbana em cidades de pequena dimensão

Supervisor/s: Paula Abreu and Nancy Duxbury

Doctoral Programme: Cities and Urban Cultures

Funding: FCT

O papel central da cultura na regeneração das cidades tem-se traduzido no aumento da importância dos intermediários/mediadores culturais no desenvolvimento urbano. Todavia, escasseiam estudos que comprovem esta relação fora das grandes cidades, aquelas onde se concentra a maioria da massa crítica cultural e das ações de revitalização urbana.

O objetivo do INTERMEDIA é estudar o papel dos intermediários culturais nas dinâmicas de regeneração urbana em cidades de pequena dimensão, em Portugal, entre 2000 e 2020, - Quem são? O que os move? Como atuam? Como se relacionam com as demais instituições e comunidades? - partindo dos casos de Abrantes, Caldas da Rainha e Covilhã.

Esta investigação alicerça-se numa estratégia metodológica que combina a análise documental, a entrevista e a etnografia, de modo a operacionalizar um modelo de análise que combinará regeneração urbana e cultura, a nível macro, e intermediários culturais, visando poder contribuir para melhores políticas urbanas e culturais integradas.