Investigação

CES coordena projeto europeu sobre indústrias culturais e criativas em áreas não urbanas da UE

julho 2022

© Nancy Duxbury/CES


O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra viu aprovada a sua candidatura do projeto 'IN SITU - Inovação local das indústrias culturais e criativas em áreas não urbanas', financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizonte Europa.

Apesar do aumento da visibilidade e importância das indústrias culturais e criativas (ICC) sediadas em áreas não urbanas da União Europeia (UE) na última década, é notória a falta de atenção da investigação e das políticas às suas necessidades, caraterísticas, e potenciais específicos. Nesse sentido, o IN SITU apresenta-se como uma oportunidade de estudar o potencial instalado de competitividade e inovação nesta área, e de contribuir para aumentar a capacidade das ICCs de atuarem como impulsionadores de inovação, competitividade e sustentabilidade nos contextos não-urbanos onde se localizam.

O IN SITU procurará fornecer conhecimento aprofundado sobre os efeitos, diretos e indiretos, das conexões intersectoriais, estratégias e sistemas inovadores e necessidades dos profissionais de ICCs em áreas não urbanas, tentando complementá-lo com propostas de políticas culturais e de inovação e estruturas que ajudem a contextualizar e a viabilizar esse trabalho.

O projeto, que se iniciou a 1 de julho, e que decorrerá ao longo dos próximos quatro anos, recebeu um financiamento total de 4 milhões de euros, cuja pedra de toque é a interligação da investigação e de aplicações práticas, que combinarão pesquisa com ações experimentais, através dos IN SITU Labs, hubs de projetos em 6 regiões não urbanas europeias, localizados em Portugal, Irlanda, Islândia, Finlândia, Letónia e Croácia. 

O consórcio coordenado pelo CES, e apoiado por um Conselho Científico Internacional, reúne 13 parceiros institucionais em 12 países: o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (coordenador); Universidade Nacional da Irlanda - Galway (Irlanda); Rede Europeia de Centros Culturais (Bélgica); Universidade de Utrecht (Holanda); Instituto Nacional de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (França); MONDRAGON Inovação & Conhecimento (Espanha); Fundação Kultura Nova (Croácia); Universidade dos Açores (Portugal); Universidade de Turku (Finlândia); Academia Letã de Cultura (Letónia); Universidade Bifröst (Islândia); Academia Nacional de Artes Teatrais e Cinematográficas “Kr. Sarafov” (Bulgária); e Universidade de Hildesheim (Alemanha).

 A equipa de investigação multidisciplinar do CES é coordenada por Nancy Duxbury e integra Antonieta Reis Leite, Cláudia Pato de Carvalho, Hugo Pinto, Lorena Sancho Querol, Paula Abreu e Sílvia Ferreira.