Encontros Científicos

Organização de encontros científicos

Organização de Lutas das Mulheres no Cinema de África e do Médio-Oriente, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12 a 13 de Maio de 2016.

Organização de Estudos Africanos em Portugal - uma agenda impossível, Fundação Calouste Gulbenkian, 11 de Maio a 11 de Fevereiro de 2016.

Comunicações em encontros científicos

da Cruz Rodrigues, Fátima (2019), "Récits d'enfants des guerres coloniales ", comunicação apresentada em APELA Colloquium: Archives matérielles, traces mémorielles et littératures des Afriques , Aix-Marseille Université - Campus Aix-en-Provence., 29 de Setembro.

da Cruz Rodrigues, Fátima (2019), "African Soldiers of the Portuguese Armed Forces between forgethfulness and (re)conciliation", comunicação apresentada em Conferência Internacional O Mundo Lusófono: Comunidades Globais e Locais, , Universidade de Évora, 25 a 28 de Junho.

da Cruz Rodrigues, Fátima; da Agra, Cândido (2019), "A intencionalidade da imagem e a estética do trágico: análises filosófica e empírica sobre a prisão espetáculo", comunicação apresentada em Prisons in Portugal and Europe: regimes of detentionand monitoring of regimes , Museu do Aljube e Universidade de Lisboa, 23 a 24 de Maio.

da Cruz Rodrigues, Fátima; Calafate Ribeiro, Margarida (2019), ""Memória, transmissão, pós-memória - o que dizem os filhos do império" ", comunicação apresentada em "Memória, transmissão, pós-memória - o que dizem os filhos do império" comunicação apresentada por Fátima Rodrigues e Margarida Calafate Ribeiro no Seminário Exchange: MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias na Universidade do Minho., Universidade do Minho..

da Cruz Rodrigues, Fátima (2018), "Que disent les remémorations de la Guerre Coloniale selon les fils des anciens combattants africains des Forces Armées portugaises ", comunicação apresentada em VOIR / REVOIR revenir sur les traces, définir le présent : la péninsule Ibérique après les dictatures., Universidade de Paris Nanterre., 04 a 06 de Outubro.

da Cruz Rodrigues, Fátima (2018), "Crimes committed in times of war, recalled in post-memory", comunicação apresentada em EUROCRIME_2018, Universidade de Saraievo, 28 de Agosto a 01 de Setembro.

Rodrigues, Fátima da Cruz (2009), "Representações dos Combatentes de Origem africana das Forças Armadas Portuguesas durante as Guerras Coloniais (1961-1975)", comunicação apresentada em The (In)Visibility of War in Literature and the Media, Universidade Católica de Lisboa, 07 a 09 de Maio.

Rodrigues, Fátima da Cruz (2009), "Pesquisar Vidas de Ex-combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas", comunicação apresentada em Abordagens Biográficas, Memória, Histórias de Vida, CIES-ISCTE, 19 a 19 de Fevereiro.