CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação
Comunicação
Re-imaginar a educação através da ciência cidadã
Catarina Leitão
Cláudia Pato de Carvalho
Rita Campos
Novembro 2025
Esta comunicação visa apresentar o projecto ATHENE-ciência cidadã como metodologia para o desenvolvimento de competências em crianças e jovens, uma ferramenta metodológica que emerge de uma experiência de três anos de ciência cidadã com escolas secundárias, e que evoluiu para incluir todo o espetro educativo: ensino básico, secundário e profissional. Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, o projeto promove a colaboração entre alunos, professores e investigadores para repensar os conteúdos curriculares através da investigação participativa, posicionando os alunos como contribuintes activos e líderes na investigação científica.
ATHENE é construído em torno de uma plataforma digital de acesso livre que integrará módulos de aprendizagem autónomos, recursos de formação, ferramentas de apoio e portefólios electrónicos. O seu principal objetivo é reforçar a autonomia, a motivação e as competências de pensamento crítico dos estudantes, valorizando os seus conhecimentos e experiências individuais, incentivando a reflexão e promovendo o seu papel de mentores entre pares.
Enraizado nos valores da aprendizagem cooperativa e do respeito mútuo, ATHENE apoia a co-construção de conhecimentos e a resolução de problemas entre estudantes, educadores e cientistas. Alinha-se com os recentes apelos à reconfiguração das escolas como ecossistemas colaborativos, i.e., redes que ligam a educação, a investigação científica e os desafios sociais, tanto a nível local como global. Ao fazê-lo, contribui para a formação de comunidades de aprendizagem inclusivas, valorizando as diferenças individuais e promovendo a responsabilidade colectiva na produção de conhecimentos.
A partir dos resultados do primeiro ano de implementação do ATHENE em 18 turmas de cinco Agrupamentos de Escolas, e das reflexões cruzadas entre estudantes, professores e investigadores nos últimos quatro anos, discutiremos os desafios e as oportunidades da utilização desta estratégia de ciência cidadã em contextos educativos.
[fotografia: R. Branquinho]


