CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Citizen social science or the public participation in social science research

European Citizen Science Association (ECSA) Conference 2020

Queremos trazer para a discussão um projeto de investigação concebido num quadro de ciência cidadã/participativa. A base para este projeto é a reflexão sobre a relativa ausência das ciências sociais no universo de projectos e discursos públicos da ciência cidadã e alguns objectivos a considerar. Estes seriam: 1) como operacionalizar um projeto de ciência cidadã com os objectivos e a missão de um centro de investigação como o CES, a sua natureza crítica, a necessidade das ciências sociais e o questionamento da "utilidade" da investigação científica; 2) que universo deve ser incluído, nomeadamente no contexto das estratégias, programas e eixos associados ao "desenvolvimento regional"; 3) que tipo de ferramentas podem ser contempladas (desde um website à produção de bases de dados ou inventários) e que conceito de extensão deve ser adotado. Ou seja, o projeto deve combinar as estratégias participativas e colaborativas adotadas até agora com uma nova perspetiva de co-construção do conhecimento que levará à sensibilização do público para as contribuições vitais das ciências sociais e humanas para a estrutura global da cultura científica e para a forma como esta se pode traduzir em benefícios sociais e ambientais e promover uma participação ativa do público, em particular dos alunos das escolas, no processo de investigação.