Margarida Calafate Ribeiro

Margarida Calafate Ribeiro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Aveiro (1988), mestre em Literatura e Cultura Portuguesa: Época Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (1993) e doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres (2001). É investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (desde 2004) e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP). É professora no programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES) da Universidade de Coimbra (desde 2010), de que é coordenadora científica com Miguel Bandeira Jerónimo e Walter Rossa e, com Roberto Vecchi, responsável pela "Cátedra Eduardo Lourenço", Camões / Universidade de Bolonha. Em 2015 recebeu uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que coordena no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É autora, co-autora e organizadora de vários livros, capítulos de livros e artigos.

Ribeiro, Margarida Calafate (2018), "Archivos disonantes, traducciones fallidas", Contraportada, 3, 64-83

Ribeiro, Margarida Calafate (2018), Inequalities, in other words: literary portrayals of the cities of Luanda and Maputo, in Francisco Bethencourt (org.), Inequality in the Portuguese-speaking world: global and historical perspectives. Sussex: Sussex Academic Press, 153-178

Ribeiro, Margarida Calafate; Vecchi, Roberto (2018), Património, Patrimónios: comunidade, língua e pós-memória, in Ivan Domingues e Roberto Vecchi (org.), Léxico Concetual Luso-Brasileiro. Belo Horizonte: Editora UFMG