Margarida Calafate Ribeiro

Margarida Calafate Ribeiro é investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP). É professora no programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES) da Universidade de Coimbra e, com Roberto Vecchi, responsável pela "Cátedra Eduardo Lourenço", Camões / Universidade de Bolonha. Em 2015 recebeu uma bolsa Consolidator Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que coordena no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É autora, co-autora e organizadora de vários livros, capítulos de livros e artigos.

Ribeiro, Margarida Calafate; Garraio, Júlia (2019), Le processus de libération en Angola et au Mozambique: anticolonialisme et ruptures identitaires au féminin, in Pais Simon, Maria Cristina (org.), Marginalités au féminin dans le monde lusophone. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 241-258

Livro

Ribeiro, Margarida Calafate; Rothwell, Phillip (orgs.) (2019), Heranças Pós-Coloniais - literaturas em língua portuguesa. Porto: Afrontamento

Ribeiro, Margarida Calafate; Noa, Francisco (2019), Memória, Cidade e Literatura, in Margarida Calafate Ribeiro e Francisco Noa (org.), Memória, Cidade e Literatura - de S. Paolo de Assunção de Luanda a Luuanda, de Lourenço Marques a Maputo. Porto: Afrontamento, 7-10