Prémios e/ou outras distinções

2015 - Bolsa "Consolidator Grant" com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias» , atribuído por European Research Council (ERC)

2013 - Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações/ Projetos Inovadores no Domínio Educativo, atribuído por Fundação Calouste Gulbenkian

2009 - Financiamento para publicação dos livros 'Literaturas insulares: leituras e escritas de Cabo Verde e de S. Tomé e Príncipe' (Afrontamento, 2011) e 'Literaturas da Guiné-Bissau: cantando os escrito da história' (Afrontamento, 2011), atribuído por FCT e Instituto Camões.

2008 - Cátedra Eduardo Lourenço, atribuído por Instituto Camões/ Universidade de Bolonha

2007 - Bolsa de curta duração para participação no III Encontro de Professores de Literaturas Africanas: 'Pensando África: crítica, ensino e pesquisa', UFF, UFRJ e Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, atribuído por Fundação Calouste Gulbenkian.

2002 - Bolsa de pós-doutoramento, atribuído por FCT.

2000 - Bolsa de curta duração para participação no II congresso da American Portuguese Studies Association, Universidade de Winconsin, atribuído por Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

1999 - Bolsa de curta duração para participação no VI congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, UFRJ/ UFF, Rio de Janeiro, atribuído por Fundação Calouste Gulbenkian.

1996 - Bolsa de doutoramento, atribuído por FCT.