Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Ribeiro, Margarida Calafate (2023), coordenação do TRAMES TRAnsmitir e educar através de MEmórias e histórias europeiaS, 17 a 22 de Abril (com Fátima da Cruz Rodrigues), Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Ribeiro, Margarida Calafate (2022), formador no Summer School Epistemologias do Sul VI: Existir, Resistir e Lutar através das Artes 27, 28, 29 e 30 de junho, 2022 e 04, 05, 06 e 07 julho, 2022, On line CES, CES.

Ribeiro, Margarida Calafate (2021), coordenação do Memória e pós-colonialismo, Brotéria - Lisboa, CES/ Brotéria, 5 a 10 de Julho (com António Pinto Ribeiro).

Ribeiro, Margarida Calafate (2020), coordenação do Portugal: Memórias do fim do império, On-line - Plataforma Camões, Cátedra Eduardo Lourenço | Universidade de Bolonha Cursos E-learning Camões-Instituto da Cooperação e da Língua (com Roberto Vecchi).

Ribeiro, Margarida Calafate (2020), coordenação do Subalternidades no Atlântico Sul, On-line - Plataforma Camões, Cátedra Eduardo Lourenço | Universidade de Bolonha Cursos E-learning Camões-Instituto da Cooperação e da Língua (com Roberto Vecchi).

Ribeiro, Margarida Calafate (2018), coordenação do Advanced Summer Course Ann Laura Stoler "Along and Against Archival Grains" , Institute of Social Sciences (ICS, University of Lisbon), CES e ICS - Memoirs e Colour (ERC) (com Cristiana Bastos).

Ribeiro, Margarida Calafate (2009), coordenação do Curso Literaturas de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, 19 e 20 de Junho, CES-UC.

Ribeiro, Margarida Calafate (2008), formador no Curso Migrações em espaços híbridos: re-imaginar Portugal, 3 e 4 de Outubro, CES-UC.

Ribeiro, Margarida Calafate (2007), coordenação do Curso Literatura angolana, 22 e 23 de Junho, CES-UC.

Ribeiro, Margarida Calafate (2007), coordenação do Curso Literatura moçambicana, 18 a 19 de Maio, CES-UC.

Ribeiro, Margarida Calafate (2005), coordenação do Curso Arte, literatura e política em Portugal no século XX, com Bartolomeu Cid dos Santos e Helder Macedo, 15 e 16 de Abril, CES-UC.

Orientações de Projetos Doutorais

17-03-2017 - Coorientação (com António Sousa Ribeiro) do projeto de Doutoramento "Espectros de Batepá. Memória, Identidade e Diferença Sexual nas Representações Literárias do «Massacre de 1953» em São Tomé e Príncipe", da autoria de Maria Inês Martins Birrento Rodrigues.

10-01-2017 - Coorientação (com Margarida Accioulli) do projeto de Doutoramento "O império de regresso ao cais: imagem e imaginário colonial na arte portuguesa contemporânea", da autoria de Paula Lobo.

05-05-2016 - Coorientação (com Laura Cavalcante Padilha) do projeto de Doutoramento "Pelo Sul se faz caminho: Angola, transculturação e Atlântico, na obra de Manuel Rui", da autoria de Luís Mousinho de Mascarenhas Gaivão.

04-02-2016 - Coorientação (com Roberto Francavilla) do projeto de Doutoramento "Portugueses de Torna-Viagem. A Representação da Emigração na Literatura Portuguesa.", da autoria de Martina Matozzi.

2012 - 2016 - Coorientação (com Roberto Vecchi) do projeto de Doutoramento "De cafres e de cafajestes: fluxos e refluxos de personagens no Atlântico Sul", da autoria de Marcela Magalhães de Paula (Universidade de Bolonha).

12-06-2014 - Coorientação (com António Sousa Ribeiro) do projeto de Doutoramento "Decolonisation in Mozambican Literature", da autoria de Anna Pöysä.

18-06-2012 - Coorientação (com Roberto Vecchi) do projeto de Doutoramento "Storia innaturale dell'assenza nella poesia della fine secolo portoghese", da autoria de Agnese Soffriti.

21-05-2012 - Coorientação (com Roberto Vecchi) do projeto de Doutoramento "O Trágico do Estado pós-colonial. Pius Ngandu Nkashama, Sony Labou Tansi e Pepetela", da autoria de Fabrice Aime Fernand Schurmans.

em curso - Coorientação (com Mauricio Cardoso) do projeto de Doutoramento "Juventudes e cinema contemporâneo: imagens e fabulação de uma história crítica do Brasil", da autoria de Livia Chede Almendary.

em curso - Coorientação (com António Sousa Ribeiro) do projeto de Doutoramento "Memorias, dispatrios literarios y diásporas - Una lectura poscolonial de Carmine Abate: el caso italiano", da autoria de Francesca Paola Casmiro Gallo.

em curso - Coorientação (com Maria Paula Meneses) do projeto de Doutoramento "O poder da escrita: (re)escrevendo as lutas de libertação em Angola (1945-1961)", da autoria de Iolanda Vasile.

em curso - Coorientação (com Roberto Vecchi e Nazir Ahmed Can) do projeto de Doutoramento "Tarrafal: discursos cruzados na genealogia do campo de concentração ", da autoria de Sandra Inês Cruz.

Supervisões de Projetos Pós-doutorais

2012-2015 - Cosupervisão (com Roberto Vecchi) "The African crime novel along the Atlantic shore", da autoria de Fabrice Schurmans,.

2010-2014 - Cosupervisão (com Simone de Oliveira Schmidt) ""Categorias em viagem: para uma cartografia dos estudos das literaturas africanas de língua portuguesa"", da autoria de Jessica Falconi.

Orientações de Teses de Mestrado

2009 - Coorientação (com Marta Araujo) da tese de Mestrado "Jovens muçulmanos, identidades e escola pública: um estudo de caso", da autoria de Hélia Santos.

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

em curso - Coorientação (com Vincenzo Russo) do projeto "A História de Moçambique entre arquivos e literatura: As areias do imperador de Mia Couto e o romance histórico africano", da autoria de Elisabetta Falcicchio (Universidade de Milão).