Giovanni Allegretti

Licenciado em Arquitetura e Doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental pela Universidade do Florença (Itália), é investigador sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo parte do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito. Desde 2014 tem a habilitação como professor associado em Itália, onde já foi docente de Gestão Urbana e Analise do Território e dos Assentamentos na Universidade de Florença. Atualmente desempenha as funções de Co-cordenador do Doutoramento "Democracia no século XXI" na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). As suas áreas principais de pesquisa incluem a participação dos cidadãos na gestão da orçamentação e das transformações territoriais, sobre os quais tem inúmeras publicações em varias línguas. Também trabalha tópicos como a cidade informal e à autoprodução do habitat, o direito à cidade, as práticas de 'cidadania insurgente' e as redes de cidades no cenário internacional. Representante de Portugal na Açcão COST "Constitution-making and deliberative democracy" (CA17135), é membro ativo do Standing Group on "Democratic Innovations" no European Consortium of Political Research (ECPR), da Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos de Cidades e Governos Locais Unidos e do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). Coordenador de vários projetos de investigação que resultaram na organização e publicação de livros e artigos científicos, também foi formador, consultor e avaliador de processos participativos em mais de 50 países dos 5 continentes, quer para organizações cívicas e administrações publicas, quer para instituições internacionais como o Banco Mundial, UCLG, a Comissão Europeia e o Conselho da Europa. No mandato 2014-2019 foi co-presidente da Autoridade Independente para a Garantia e a Promoção da Participação da Região Toscana (Itália).

Klein Pires, Lurian; Allegretti, Giovanni; Melkas, Melina; Hes, Dominique (2021), ""A social values-based methodology framed on peer-to-peer energy sharing: making the invisible visible " ", Sustainable Futures, 2/2021

Allegretti, Giovanni; Holz, Sheila; Rodrigues, Nuno (2021), ""At a crossroads: UBER and the ambiguities of the COVID-19 emergency in Lisbon"", WOLG - Work organisation, labour & globalisation, Special issue "Platform Labour in the Post-Covid City" (Ed.: Ursula Huwes, Mattia Frapporti and, n. 2/2021

Allegretti, Giovanni; Holz, Sheila; Ramos, Alfredo (2021), Conferências e Conselhos Nacionais de Participação: a luta pela sobrevivência num governo autoritário., in Maria Alice Chaves Nunes Costa (org.), Qual o Caminho do Brasil? Instituições, cultura e política no século XXI,. Rio de Janeiro: Appris