Maria Alice Costa

Socióloga, Cientista Política, Urbanista e Fotógrafa. É Pós-Doutorada em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2007-2011, Portugal); Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2006); Estágio Doutoral na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2004-2005); Mestre em Ciência Política pela UFF (2002); e, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Arte e Comunicação Social (Departamento de Artes) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Sociais (CES, Universidade de Coimbra, Portugal). Possui larga experiência em políticas públicas, governança e democracia como gestora pública e acadêmica, coordenando o Laboratório LADER (Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional/CNPq). Atua no campo da Arte como Fotógrafa, pesquisando as ausências e as invisibilidades sociais no espaço urbano, a partir da relação entre Fotografia, Cultura, Comunicação, Sociologia e Filosofia com uma perspectiva transdisciplinar.

Costa, Maria Alice; Coelho, Naiara (2018), "A(R)TIVISMO FEMINISTA - INTERSECÇÕES ENTRE ARTE, POLÍTICA E FEMINISMO", Confluências - Revista interdisciplinar em Sociologia e Direito, 20 - ISSN 1678-7145, 2, 25-49

Nunes Costa, Maria Alice; Bravo, Lucia; Borin, Elaine; Pereira Filho, José Eduardo (2017), CORPORATE SOCIAL (IR) RESPONSIBILITY IN BRAZIL: COMPANIES, POWER AND TIES INTERTWINED, in Lina M. Gómez, Lucely Vargas and David Crowther, (org.), Corporate Social Responsibility and Corporate Governance in Ibero-America: Concepts, perspectives, and future trends. Inglaterra: Emerald Publishing Limited, 297- 315

Costa, Maria Alice (2015), A New View to Unveil the Unknown Stakeholder, in Di Bitetto, Massimiliano, Chymis, Athanasios, D'Anselmi, Paolo (org.), Public Management as Corporate Social Responsibility - The Economic Bottom Line of Government. Berlin: Springer, 82-93