Órgãos Sociais

Direção

Diretor

António Sousa Ribeiro é investigador do CES desde a sua formação em 1978 e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), instituições onde exerceu múltiplas responsabilidades, sendo atualmente cocoordenador dos programas de doutoramento CES/UC em «Discursos: Cultura, História e Sociedade» e em «Pós-Colonialismos e Cidadania Global». Tem investigado e publicado extensamente sobre temas de literatura de expressão alemã, literatura comparada, teoria literária, estudos culturais e estudos pós-coloniais, estudos sobre o Modernismo e temas de violência, cultura e identidades.

Vice-Diretoras

Diretor-Executivo

A Direção é composta por 3 membros efetivos, eleitos em Assembleia Geral, cumprindo mandatos de 3 anos. Atualmente, é constituída por: António Sousa Ribeiro (Diretor), Lina Coelho e Madalena Duarte (Vice-diretoras). João Paulo Dias foi nomeado Diretor-Executivo. A Direção é responsável pela Governação geral da instituição e pela sua representação legal e institucional; pela implementação das linhas gerais de investigação formuladas pela Assembleia Geral e pelo Conselho Científico; pela coordenação e supervisão dos serviços administrativos e técnicos de apoio à investigação (recursos humanos, património, financeira, etc.); e pela submissão dos relatórios anuais (Atividades e Contas) à Assembleia Geral.

Conselho Científico

Presidente

Vice-Presidentes

O Conselho Científico funciona em sessões plenárias compostas por todos os investigadores doutorados, um representante da equipa de investigadores não-doutorados, um representante da equipa de investigadores pós-doutorados e um representante da equipa de investigadores juniores, em comissão permanente. A Comissão Permanente do Conselho Científico é composta por 25 investigadores doutorados, incluindo ex-officio e membros eleitos pelos seus pares, um representante da equipa de investigadores não-doutorados, um representante da equipa de investigadores pós-doutorados e um representante da equipa de investigadores juniores. O Conselho Científico é atualmente presidido por Adriana Bebiano, estando Jorge Figueira, Maria Paula Meneses e Vítor Neves a cargo da vice-presidência.  O Conselho Científico delibera todas as questões relacionadas com as atividades de investigação do CES, de entre as quais, a definição de critérios e prioridades relativas à contratação de investigadores.
 

Assembleia Geral

Presidente

Vice-Presidente

Secretária

A Assembleia Geral de Investigadores é composta por todos os investigadores, tendo a cargo decisões sobre as grandes linhas de atividade do Centro; discute e aprova o orçamento anual; avalia o relatório financeiro e o plano de atividades proposto pela direção, sob recomendação do Conselho Científico e toma decisões relativas à admissão de novos membros. É atualmente presidida ex-officio pelo Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, sendo a vice-presidente Paulo Peixoto e a secretária Antonieta Reis Leite.
 

Conselho Fiscal

Presidente

Vogais

O Conselho Fiscal é composto por três investigadores/asdo CES: Sílvia Portugal como Presidente e Ana Raquel Matos e Rui Lobo como Vogais: Cabe ao Conselho Fiscal acompanhar a execução do orçamento, emitir parecer sobre os instrumentos de gestão, examinar as contas e emitir parecer sobre o Relatório e Contas anual.

Diretor Emérito

Boaventura de Sousa Santos é atualmente Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais, do qual foi Diretor desde a sua fundação em 1978 até abril de 2019. Mantém uma forte e dinâmica atividade de investigação, de grande reconhecimento internacional, em áreas tão diversificadas como epistemologias do sul, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos. O seu trabalho tem sido publicado em múltiplas línguas.